Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é aberta em Canavieiras
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Canavieiras realizou nesta sexta-feira (21), a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na Escola Raio de Sol. Informa a diretora Isa Ramalho, que até a próxima sexta-feira (28), a entidade promoverá várias ações com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para as questões que envolvem esse público.
A coordenadora da Apae, Daiane Vieira, abriu o evento com uma mensagem de boas-vindas para o público presente, onde destacou a história de luta pela inclusão social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e a busca pelo reconhecimento da autonomia e capacidades dessas pessoas. “A luta pela garantia de direitos humanos passou a ter grande força nestes últimos anos, em decorrência da organização de instituições que lutam pelas pessoas com deficiência, como é o caso da Apae”, disse a coordenadora.
Com o tema “A nossa Apae faz inclusão com autonomia”, a psicóloga da instituição, Márcia Moure, abordou, em sua palestra, a importância das parcerias para que o trabalho seja realizado de forma efetiva. “Sabe-se que é necessária a participação de vários setores sociais para que possa ser garantido o acesso e permanência dessas pessoas no cotidiano escolar e social. Todos os estudantes com algum tipo de deficiência devem participar da vida política, acadêmica e em todos os ambientes”, explicou a psicóloga.
Segundo a diretora da Apae, Isa Ramalho, esta semana servirá para promover ações de orientação e discussão sobre assuntos que vão desde a luta pela defesa de direitos das pessoas com deficiência até a conquista de novos espaços de inclusão. “Recentemente, nossa maior luta tem sido buscar apoio e forças para firmar o direito das escolas especiais, e as atividades alusivas ao período são necessárias, principalmente para sensibilizar as autoridades em relação a essas questões.”, disse a diretora.
O evento contou, ainda, com a exposição de um ensaio fotográfico realizado com os alunos da instituição, do comunicólogo Ícaro Ramos. “Em tempos de inclusão, a representação é de grande relevância. O objetivo foi retratar os alunos da escola para mostrá-los, não só à população, mas a si mesmos, em outra perspectiva”, relatou o profissional”. Na ocasião, houve, também, apresentação do Grupo de Dança da Apae com o ritmo Carimbó, e dos alunos da instituição que participam do Projeto Allegro de balé.
Nesta segunda-feira (24), as comemorações foram marcadas por um encontro esportivo entre as Apaes de Ilhéus e Canavieiras, na praça da Bandeira e no Centro Esportivo Julia Thomson. Na terça-feira (25) , os alunos farão uma visita à Câmara de Vereadores, onde haverá uma exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos.
Na quarta-feira (26), será promovida uma mesa redonda com diretores, coordenadores e professores da rede municipal, a partir das 9 horas, na Escola Raio de Sol. Na parte da tarde, a partir das 14 horas, os alunos farão uma visita às salas multifuncionais do município. Já na quinta-feira (27), os alunos serão levados a um piquenique no Sítio Rafaela.
O encerramento se dará no dia 28, a partir das 9 horas, com uma palestra de esclarecimento sobre direitos e deveres dos deficientes, ministrada pela advogada Lourdes Ribeiro. A palestra é voltada para os pais dos deficientes e será realizada na Escola Raio de Sol.